Intervenções no recém nascido.

Depois do tão esperado momento do parto em que se  houve aquele chorinho, o bebê  é submetido a uma série de intervenções e  geralmente os pais sequer ficam sabendo o que acontece.

Alguns procedimentos são realmente necessários, outros nem tanto. Vamos conhecer um pouco mais sofre o que acontece entre aquele momento que os médicos levam o bebê e devolvem ele limpinho e enroladinho para a mamãe.

* Corte do cordão umbilical : Este procedimento é necessário, porem é mais indicado que se espere o cardão parar de pulsar para efetuar o corte ( coisa que raramente acontece nos hospitais)



* Aspiração das vias aéreas : Este procedimento não é necessário em todos os casos,  mas é padrão na maioria dos hospitais. É inserido um cateter do nariz até a traqueia para aspirar tudo que estiver no caminho.  Imagine o quanto isto deve ser desconfortável né?
Nos casos de parto normal, o próprio expulsivo já faz massagem no pulmão do bebê para que os líquidos sejam retirados no caminho. Mesmo assim, este procedimento "padrão" acaba sendo muito utilizado.




*Aspiração gástrica: Outro procedimento que não há necessidade de utilizar em todos os casos e virou procedimento padrão.É feito através de um tubo que introduzem na boquinha do bebê.


                                        

*Aplicação de colírio de nitrato de prata: Este procedimento é padrão e consiste em aplicar uma gota de colírio de nitrato de prata em cada olho do recém nascido. O procedimento foi inserido no ano de 1881 para controla da oftalmia gonocócica ( uma espécie de conjuntivite que pode ser contraída a partir das secreções vaginais). Acontece que se o procedimento é para o bebê que tem contato com as secreções vaginais, não é utilizado em caso de cesárea , certo? ERRADO. Este procedimento é usado em todos os partos.
                                             

* Vitamina K: Este procedimento é padrão e necessário pois a vitamina K é administrada para  prevenção contra a doença hemorrágica do recém-nascido . A vitamina é aplicada na coxa do bebê e é um procedimento doloroso. Pode ser negociado com o hospital para substituir a injeção por via oral.





*Separação da mamãe e do bebê  / Tempo de observação no berçário: Geralmente logo após apresentar os bebês as mamães, os hospitais direcionam os bebês ao berçário onde são pesados, medidos , algumas vezes tomam banho e ficam em observação, este tempo de observação pode variar de acordo com a regra do hospital. Infelizmente durante este período muitos hospitais dão leite artificial para o bebê, coisa que pode prejudicar muito o inicio da amamentação, tendo vista que a indicação é para leite materno exclusivo até o 6º mês. É muito importante o contato mãe/bebê logo após o nascimento, bem como a amamentação imediata além do alojamento conjunto.


                                        

Concluímos que existe uma série de procedimentos que são feitos, alguns necessários em todos os casos e outros não. Se tiver oportunidade de conversar com o pediatra que estará no dia do seu parto, vale a pena para tirar todas duvidas e deixar claro quais são suas preferencias.

Referencia: Site parir e nascer



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Mães a Flor da Pele © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops