Parto sem medo - “Não perturbe: estou parindo!”

Ola

Eu sempre quis digamos "defender" o parto normal. Mas não queria faze-lo de uma forma vazia, fazer por fazer, simplesmente dizer que quem faz cesárea não tem um parto de verdade sabe?A unica coisa que eu conseguiria com isto é ofender quem fez cesárea , com certeza. E óbvio que este não é o objetivo, eu mesma, nasci de cesárea.

 Antes de engravidar, eu também dizia " Quero cesárea, este negocio de parto normal, sofrimento a toa, não vai rolar!" mas eu engravidei, as coisas mudaram, eu mudei e após pesquisar muito e me conhecer melhor, descobri que estava disposta a passar pela transformação que esta escolha poderia me trazer. Digo isto porque sofri sim muito preconceito, passei muito nervoso porque as pessoas simplesmente não entendiam a minha escolha.

Quando li esta materia no IG a respeito do programa parto sem medo consegui achar palavras para o que eu realmente penso sobre a escolha do parto.  Segundo o que diz o especialista Dr. Alberto Jorge Guimarães, muitas mães que tem cesárea ficam com a sensação que que ficou faltando algo. E esta cada vez maior o numero de mulheres querendo tentar o parto normal depois da cesárea. Mas porque?

Eu acredito que a tecnologia e a modernidade nos fez acreditar que não conseguimos e não precisamos mais parir. Parir é coisa do passado, onde mulheres sofriam horrores, hoje nós mulheres modernas não precisamos mais disto. Legal né? Só que não!

Parir é um processo totalmente fisiológico. E nós somos SIM donas deste processo no nosso corpo, quanto menos interferência no parto, melhor ele é! Eu acredito que todas as mulheres tem o desejo de parir, mas tem muito medo, porque o parto normal foi MUITO associado a dor, a incapacidade , a inferioridade da mulher, a falta de glamour como muitas pessoas dizem.

Palavras do Dr. na matéria : "O parto deve ser encarado como um desafio que completa um ciclo de maturidade da mulher adulta para ela poder ter um filho. Não deve ser romantizado, não é tudo mil maravilhas. A dor do trabalho de parto deve ser integrada, mas a dor não pode ser entendida com visão de sofrimento. Tem que ser pensada como um meio, como uma característica. A dor do parto vem, empurra o bebê, o útero relaxa e não tem mais dor. As contrações são um processo mecânico. Se a mulher encarar dessa forma, como um desafio, e que a contração é um desconforto que vem e vai, ela terá mais firmeza para completar esse ciclo"

Entende onde eu quero chegar? Não to falando de ser mais ou menos mãe, melhor ou pior, mas de acreditar na sua capacidade de mãe de trazer seu filho ao mundo pelo seu próprio trabalho, o trabalho de parto .


Fone: Google Imagens
Acho que a coisa esta tão automática, incluindo a postura de muitos médicos, que este "processo" esta influenciando a decisão das mães. É difícil você decidir parir se o teu médico não te apoia, se tua família não te apoia.

Vejo que cada vez mais a sociedade tem refletido sobre estas escolhas, e acredito que a mulher vai sim, conseguir resgatar o seu poder sobre o parto.

Enfim, não sei se consigo fazer entender o meu sentimento quanto ao assunto, mas te convido a ler a matéria e tirar sua próprias conclusões.

Clique aqui e leia na integra.

Obs. Reforço, não estou falando mal de quem fez ou opta por cesárea e não estou dizendo que quem o fez é menos ou mais mãe. Sei sim que a cesárea salva muitas vidas, mas não é sobre estes casos que estamos refletindo. Sim de gestações perfeitamente saudáveis e com totais possibilidades de parir!

Beijus

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Mães a Flor da Pele © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops