O Chá de bebê é uma tradição para gravidez assim como o chá de panela para o casamento. Mas a duvida que sempre paira na cabecinha das mamães é se vale ou não a pena fazer um chá de bebê/chá de fraldas.
O chá de bebê tem como intuito de ajudar a nova mamãe, com presentinhos uteis e também é uma forma de confraternizar e de celebrar este nova vidinha que vai chegar.
O certo seria que outras pessoas organizassem o chá de bebê para a gestante (amigas ou parentes). Isto porque para nós é muito mais cansativo organizar um evento, bater perna atrás das coisas e sem contar que o gasto também pode ser bem elevado e sabemos que nesta fase já temos um milhão de coisas para comprar.
Mas, sabemos que na realidade são poucas as pessoas que "ganham " um chá de bebê, na maioria das vezes é própria gestante que organiza tudo , compra tudo e faz toda aquela correria.
O ideal é que o evento não seja mais caro que a quantidade de presentes que você vai ganhar para não sair no preju. Então com os comes por exemplo, é bom contar com ajuda da mãe , sogra, amigas mais próximas e cunhadas para levar alguns kitutes , assim você não precisará encomendar tudo de fora por exemplo, pois é um gasto bem grande.
Para que seu chá de bebê seja vantajoso para você, financeiramente falando, reuni algumas dicas, vamos lá:
- Quantidade de pessoas: Neste tipo de evento geralmente muita gente falta, tente confirmar a presença e mesmo assim pode considerar uma falta de 15% das pessoas confirmadas. Assim você evita de providenciar mais comida e bebida que necessário.
- Decoração: Este item é o que mais gasta no chá de bebê depois das comidas, bexigas, lembranças tudo isto pesa no orçamento, portanto pesquise bastante e corte supérfluo Alguns sites disponibilizam artes semi prontas de artigos para o chá de bebê, você pode fazer sua própria lembrancinha e seu bolo de fraldas por exemplo.
- Bebidas: Se você fizer chá de bebê misto com homem e mulher , considere que talvez tenha que disponibilizar cerveja e ai o orçamento sobe um pouco ( no meu caso foi misto, mas como foi no salão da igreja não teve bebida alcoólica) .
- Não tenha medo de especificar o presentinho: Muita gente fica sem graça de colocar no convite o que quer ganhar. Mas isto já é uma tradição do evento, e evita que você ganhe coisa repetida ou que não queira ganhar. Masss se você não se importa de ganhar presentes repetidos ou fraldas de diversas marcas, também pode deixar a critério do convidado.
Espero que estas dicas ajudem , aproveitem e curtam o evento!
Atualização: Após acompanhar o relato de muitos chás de bebês, cheguei a conclusão que a maioria das pessoas se decepciona com relação a quantidade de pessoas. Muita gente falta. Aconselho a dar bastante atenção ao item de confirmar presença e de considerar o percentual de falta para não ter prejuizo e desperdicio com a quantidade de comida.
Boas dicas...
ResponderExcluirPrincipalmente especificar o presente, é bom evitar surpresas desagradáveis né?!
Bjk
Vou fazer meu chá no dia 09/12, muita gente está confirmando, mas sabe q to com um pouco de pé atras... Vou adotar a dica de 15% dos confirmados... não podemos desperdiçar nosso valiosos dimdim!
ResponderExcluirMas compensa ou não????
ResponderExcluirAnonimo: Compensa se você conseguir gastar menos no evento do que vai ganhar com os presentes, conforme as dicas que postamos acima. Se você gastar muito com comida e ainda faltar muita gente não compensa. No meu caso compensou porque faltou pouca gente e os presentes compensaram.
ResponderExcluirNo meu caso conversando com o meu marido optamos por não fazer o chá de bebe..
ResponderExcluirColocamos tudo que poderíamos para reavaliar nossa posição.
Custo da festa+ apatia para os convidados ( temos que chamar pessoas que nem sempre temos apatia por fazerem parte da família para não chatear nossos pais).
Colocamos na ponta do lápis um lista previa de convidados e a quantidade de fraldas que receberíamos.( no meu caso seria cha de fraldas). E não compensou.
O que bolamos foi finais de semana para visitação,assim recebemos que queremos e damos uma atenção especial para nossos parentes e amigos mais queridos.
Fora que essa é uma fase que a mãe precisa de mimos e não ter que se preocupar com festa, quitutes e social.
Que triste essa indicação de " Compensa se você conseguir gastar menos no evento do que vai ganhar com os presentes, conforme as dicas que postamos acima". Em nenhuma festa voce deve calcular isso! Absurdo!!!! O chá de bebe ou de fraldas tem como intenção "apresentar" a sua barriga aos amigos e familiares que não convivem diariamente com a gestante. Acho que por sempre fazer festas sem pensar em presentes Deus nos abençoa com incontáveis deles. Acabei de fazer o da minha filha com um cafe da manha em um restaurante aqui de onde eu moro e foi um sucesso. Apenas 1 falta (um casal que a esposa tambem esta gestante e se sentiu mal). Mais de 70 convidados e optamos por pedir livros infantis, uma vez que o enxoval eu quis comprar ao meu gosto e as fraldas ela vai usar de pano (Dipano),
ResponderExcluirMas sua "analise" foi lamentavel....
Ola, agradeço sua opiniao mas infelizmente as historias de cha de bebê nem sempre sao o sucesso que foi o seu e muitas mães que nao tem muitas condições acabam investindo o que não poderiam e acabam por se arrepender. Se nao foi seu caso que bom mas a intenção foi apenas dar dicas de quem se enquadra nesta situação.
ExcluirAbraços,