Livro Nana Nenê - Não indico

Ola,

Há algum tempo havia comentado que eu num gosti meiiixmo do livro Nana Nenê que é uma verdadeira febre. Inclusive eu ganhei este livro de amigo secreto porque eu pedi quando ainda estava grávida.

O livro ensina métodos de adestramento ensinamento para fazer seu bebê dormir a noite sozinho, tranquilo e feliz. Só que não.

Vou listar aqui os motivos que me fizeram sequer terminar de ler o livro .



1) Método do choro controlado - Eu simplesmente abomino o método de deixar o neném chorando, seja para o que for. Existem situações que as crianças vão chorar , exemplo é se uma criança de 1 ano quer tomar coca-cola e a mãe sabiamente não quer dar, a criança chora porque esta sendo contrariada. Totalmente diferente é você deixar um bebê, ou uma criança, chorando no berço , ou na caminha até que ela aprenda que precisa dormir sozinha. Imagine o medo, e a insegurança que ela sente sabendo que chora e ninguém atende, ou demora muito para atender. No meu entendimento a criança não para de chorar porque aprende a dormir sozinha, mas para de chorar porque entende que não será atendida. Pra mim isto não é ensinar independência  é ensinar insegurança.
Eu acho que deixar o bebê chorando até que ele durma, ou até que ele canse de chorar é um pouco crueldade, não me imagino fazendo isto com minha filha.

2) Horário controlado para mamadas ( Rotina) : Já fiz um post falando sobre os benefícios da livre demanda aqui, acredito que esta é a melhor escolha e tenho seguido a livre demanda sem problemas nenhum. Em um dos ensinamentos do livro, eles dizem que temos que aplicar o horário para amamentar, ou seja , de 3 em 3 horas. Segundo o livro, se a criança chorar com 1,5 hora de intervalo da ultima mamada não é fome, agora eu pergunto, como eles podem afirmar isto? Ninguém consegue mensurar quantos mls o bebê mamou e se esta satisfeito .
Pense comigo neste exemplo: Um bebê de 4 meses necessita de 120 ml para se satisfazer por mamada ( exemplo). Em uma determinada mamada ele mama 60ml e se distrai com a campainha que tocou e para de mamar, mamãe pensa que o bebê esta satisfeito. Depois de 20 minutos o bebê lembra que ainda tem fome e pede o peito, segundo o livro você deveria negar, porque não é fome. Compreende o absurdo?

Ainda diz em uma nota do livro, que eles não são contra a amamentação, mas não aceitam que o peito seja usado para algo que não é sua função, ou seja, alimentar.

Depois desta frase eu garrei um oooooodio. Amamentar não é só alimento, é carinho, amor, compreensão, segurança. Sim muitas vezes eu dei o peito para acalmar minha filha, porque ela é um bebê e esta é a forma que ela tem de se conectar comigo.

Se você tem encontrado dificuldades para fazer o bebê dormir, indico a pagina do Facebook Soluções para noites sem choro. O método deles é baseado na criação com apego.Eu não tenho o livro ainda, mas esta na listinha de próximas aquisições.

Eu digo não ao choro controlado!!!

Beijus


2 comentários:

  1. Olá!
    Gostei muito de seus comentários acerca do livro nana, nenê!

    Eu comungo das mesmas opiniões que vc, acredito que deve haver sim uma relação de respeito e obediência por parte de nossos filhos... mas não devemos nunca nos esquecer, que estamos lidando com bebês, que acabaram de chegar e estão começando a aprender a lidar com a vida fora da barriga da mamãe.

    Conheço pessoas que idolatram este livro, mas na verdade, estas pessoas passam o dia todo fora de casa, tem babás 24 horas por dia e ainda aos finais de semana.

    Daí eu pergunto: que educação estes pais estão dando? quem educa é a babá... esta por sua vez, não vai se importar em ver o filho da patroa chorar por horas no berço, seja por fome ou outro motivo.

    Eu acho que está faltando amor, proximidade, cumplicidade, afeto e vontade de ser mãe em muitas por aí....

    ResponderExcluir
  2. Olá! Concordo com você e também acho um absurdo deixar o bebê chorando para a próxima mamada. Eles são pequenos demais para saber se mamou o suficiente ou não!! Tenho pena de quem acha que um bebê é um robô que deve ser controlado! Para dormir, dou o peito e retiro antes de coloca-la ao berço e mesmo de madrugada, dou o peito também. A gente sabe se está com sede? Eu mesma acordo com muita sede! Com o tempo eles aprendem a dormir sozinhos, foi assim com meu primeiro filho e acredito que será assim também com a pequena. Um abraço!

    ResponderExcluir

Também poderá gostar de:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 
Mães a Flor da Pele © 2011 | Designed by Ibu Hamil, in collaboration with Uncharted 3 News, MW3 Clans and Black Ops